WILLOW INTERNATIONAL SCHOOL ENTREGA DONATIVOS ÀS FAMÍLIAS DESLOCADAS EM CABO DELGADO

A insuficiência do acesso aos serviços básicos bem como de outros serviços continua a ser um problema sério a diversas famílias deslocadas devido a insurgência que a província de Cabo Delgado sofre. 

Doutro lado, a Esposa do Governador da Província de Cabo Delgado, Edna Algy Tauabo, recebeu hoje 15 de Outubro de 2021, um donativo constituído por insumos agrícolas, kits de abrigo, utensílios domésticos, produtos alimentares diversos; material de higienização; meios de compensação para deslocados com deficiência física, vestuário diverso e material escolar.

O donativo avaliado em dois milhões e trezentos mil meticais, é resultante da resposta aos apelos do Gabinete da Esposa do Governador às organizações no sentido de aderirem ao movimento de angariação de apoios para minorar o sofrimento das famílias deslocadas.

Edna Algy Tauabo, falando momentos após da recepção do apoio, explicou que o material vai contribuir na recuperação das famílias que estão a regressar para as suas aldeias de origem, onde vão erguer suas habitações e abrir machambas para a produção agrícola.

A esposa do Governador garantiu que vai continuar a dar apoio e assistência aos idosos, crianças e pessoas com deficiência, independentemente de serem ou não de famílias deslocadas, conforme as projecções e programas do seu Gabinete.

Por seu turno, o Representante da Willow International School, Veysel Cobanli, garantiu que a intenção da organização é de dar assistência humanitária às famílias desfavorecidas que vivem na condição de deslocados na província.

"Vamos continuar a trabalhar lado a lado com o Governo no sentido de minimizar o sofrimento das populações desfavorecidas," concluiu Cobanli.

GOVERNO GARANTE CONTINUAR A DAR CONFORTO E INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL AOS PROFESSORES DESLOCADOS

Valige Tauabo Governador da província de Cabo Delgado

A violência originada pela insurgência em Cabo Delgado gerou o deslocamento de milhares de funcionários afectos a vários sectores de actuação incluindo a educação. Nao distante disso,Valige Tauabo Governador da província de Cabo Delgado garantiu continuar a dar conforto, apóio e integração profissional aos professores deslocados na sequência da guerra que a província enfrenta.

A garantia foi dada no dia 12 de Outubro de 2021 pelo Governador da Província, Valige Tauabo, na Praça dos Heróis Moçambicanos da cidade de Pemba, quando proferia discurso por ocasião da celebração do Dia do Professor, que se assinala a escala nacional.

Valige Tauabo reiterou a solidariedade para com os professores e outros profissionais da educação afectados directa ou indirectamente pelos actos terroristas que assolaram os Distritos da zona centro e norte da Província.

O dirigente explicou que as condições de trabalho no sector da educação tem vindo a melhorar com a construção e apetrechamento das infraestruturas escolares, formação e especialização profissional.

No que tange aos actos administrativos, o dirigente deu a conhecer que decorrem regularmente e beneficiam todos os profissionais da educação que reúnem requisitos.

Este ano por exemplo, 142 professores foram nomeados em comissão de serviço, 1.261 beneficiaram de progressões, 1.623 beneficiaram de promoções e 1.606 mudaram de carreira.

A Secretária Provincial da ONP em Cabo Delgado, Dinita dos Santos que interveio na ocasião, pediu aos professores para que sejam dinâmicos e activistas face as adversidades que a Província atravessa, nomeadamente a COVID-19 e o terrorismo.
Dinita dos Santos insta aos professores para que sejam vigilantes denunciando a movimentação de pessoas estranhas nas comunidades para evitar o surgimento Género.

Para suprir as necessidades das famílias deslocadas
GP RECEBE 50 TONELADAS DE PRODUTOS DIVERSOS

Valige Tauabo, Governador de Província de Cabo Delgado

Governador da Província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, recebeu nesta Quarta-feira, 15 de Setembro de 2021, produtos alimentares e não alimentares doados pela Direct Aid Association, para às famílias deslocadas vítimas dos ataques perpetrados pelos terroristas.

Trata-se de arroz, óleo de cozinha, farinha de milho, açúcar, mantas, e lonas destinados para a população deslocada que se encontram nos centros de reassentamento e de acolhimento.

Na ocasião o Chefe do Executivo Provincial, mostrou-se satisfeito pelo apoio e gesto prestado pela Direct Aid Association, numa altura em que a Província passa de várias adversidades. Portanto, este apoio irá de grande maneira suprir as necessidades e melhorar a dieta das famílias deslocadas.
Tauabo, referiu que a doação chega num momento bastante oportuno e que continua a ser necessária a mobilização de mais recursos para permitir que milhares de crianças, jovens, mulheres e idosos tenham não só alimentos, como também cobertores e abrigos.

Por seu turno o Director da Direct Aid Association, Makeen Ahmed Muhammad, disse na ocasião, que vieram para fazer entrega dos produtos diversos ao Governador da Província, para às famílias deslocadas afectadas pelo terrorismo e prometem voltar ainda a breve trecho, para doar mais produtos para a população de Cabo Delgado.

Referir que os produtos doados pela Direct Aid Association estão avaliados em 7.5 milhões de meticais.

Direct Aid Association trabalha em Moçambique hà 37 anos através dos acordos assinadose já prestou inúmeros apoios do Género.